Movimento Twist

Como se desenha um projeto educativo, a partir do tema da eficiência energética, que apele à participação cívica dos mais jovens e os incentive a criar iniciativas com impacte nas suas comunidades? Com um TWIST.

Na corrida para enfrentar a emergência climática, a geração mais jovem é a nossa melhor esperança. A partir do tema da energia, o desafio recaía em desenhar um projeto a nível nacional, que promovesse a adoção de hábitos de poupança e eficiência energética entre os alunos de ensino secundário.

Durante um ano letivo, implementámos um projeto que alia conhecimento, ferramentas digitais e temas de interesse do público-alvo, motivando-os a criar e dinamizar movimentos cívicos com impacte coletivo perdurável.

Tópicos

Leadership; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Behaviour Change; Ação Climática

Serviços

Ideação, Criação & Implementação; Estratégia de Marca e Comunicação; Identidade Visual; Workshops & Mentoring; Criação de Conteúdo; Produção de eventos

Promotores

ERSE; SU Eletricidade; Genica

Data

Setembro, 2023

Links

ESTRATÉGIA

As alterações climáticas são uma das prioridades da geração mais jovem. Capacitá-los a transformar as suas causas em movimentos com impacte foi a prioridade do TWIST.

Não há dúvida que os jovens estão preocupados com o futuro, mas como podemos incentivá-los a entrar em ação através de um projeto educativo? Estimulando a união através da criação de equipas, premiando os melhores trabalhos, acompanhando ativamente os projetos e abordando temas que os entusiasmam.

Os desafios foram divididos em 4 fases, que representam os principais passos para a construção de um movimento. As atividades incentivavam os participantes a formar parcerias fora da escola, a envolverem a comunidade na sua missão – reforçando o sentimento coletivo.

Design & Comunicação

Será que podemos relacionar os cargos de movimentos cívicos com as personagens de Stranger Things? Ou usar a Taylor Swift para sensibilizar para hábitos sustentáveis?
E porque não?

Do branding ao website, passando pelas atividades e os conteúdos, o TWIST construiu-se a partir dos conceitos de movimento, união, avanço e ação.

As redes sociais fomentaram a criatividade e envolveram a comunidade, apelando aos interesses do target e utilizando uma linguagem com que os alunos se pudessem relacionar.

 

IMPLEMENTAÇÃO

Para capacitar as equipas a fundar o seu movimento, foram desenhadas ferramentas de gestão de projeto e criados conteúdos relacionados com os temas do TWIST, nomeadamente para o Blog, Redes Sociais e Webinars.

Os Twisters foram incentivados a criar parcerias dentro e fora da escola, e a estabelecer relações com outras instituições para multiplicar o seu impacte, a partir dos desafios lançados e das metodologias partilhadas.

IMPACTE

Nesta edição, mais de 1600 alunos participaram no Movimento TWIST, com impacte no universo de 157 escolas e cerca de 160 000 alunos!

Além da sensibilização junto de milhares de membros das suas comunidades escolares, e do efeito multiplicador nas comunidades locais e familiares, o projeto resultou em movimentos cívicos, podcasts, páginas de redes sociais, palestras, workshops, ações de rua e concertos, cujo impacte perdura.


TWIST 2014:

515 Alunos | 103 Escolas

TWIST 2015:
1800 Alunos | 164 Escolas

TWIST 2017/2018:
2700 Alunos | 195 Escolas

OUTROS PROJETOS:

CONTACTOS

Rodeados de artistas e criativos, na Fábrica Moderna.

R. Pereira Henriques, 5, 1950-242 – Lisboa
+351 213 570 407
geral@genica.pt