Incentivar os jovens a refletir e agir em prol do ambiente desafiou-nos a entrar no seu universo: os jogos digitais. Com a Escola da Energia, desenhámos e programámos jogos direcionados aos alunos do 1º ao 3º ciclo, que aguçaram a sua curiosidade e, intrinsecamente, a sua consciência ambiental.
O futuro começa nas mãos das crianças, a Escola da Energia capacitou-os a carregar nos botões certos para atingir a meta: o Desenvolvimento Sustentável
Transição Energética; Fun Theory; Gamificação
Jogos Digitais; Ideação, Criação & Implementação; Criação de Conteúdo; Coding
Na era digital, captar e manter a atenção dos jovens é um desafio. Para os incentivar a trocar o binge watching pela experiência educativa, os jogos da plataforma traduziram um equilíbrio entre formatos icónicos e abordagens disruptivas e surpreendentes.
A linguagem visual e a mecânica dos conteúdos replicaram o sentimento de adrenalina que as crianças têm com os seus videojogos favoritos, garantindo um momento lúdico-pedagógico irrepetível a cada jogada.
O princípio de todos os jogos foi a integração de conhecimento científico de forma leve e divertida, incorporando mensagens e lições impactantes que sensibilizem os jogadores para os seus comportamentos.
A principal missão foi desenhar jogos que cultivam o espírito crítico, a criatividade e a literacia científica, investindo no contacto das crianças com a ciência e a tecnologia através de um storytelling e identidade visual pensados para cativar a atenção dos jogadores de todas as idades.
Todos os meses chegou à Escola da Energia um novo jogo. O processo de ideação e construção dos jogos implicou uma troca ativa e harmoniosa entre programação, design, criação, gamificação e pedagogia.
Os níveis de complexidade das atividades foram pensados para cada faixa etária, explorando competências adquiridas no âmbito escolar e incentivando à aquisição e reforço de capacidades úteis à vida quotidiana, e imprescindíveis ao futuro coletivo.
Alinhados com as diretrizes para a educação, os conteúdos complementam as aprendizagens escolares e transformam os ecrãs numa ferramenta de contacto positiva, fazendo do tempo de ecrã um momento enriquecedor.
Os temas dos jogos foram desenvolvidos para integração em contexto escolar ou familiar, permitindo que a Energia e a Sustentabilidade estejam presentes em várias dimensões da vida dos jovens.
O impacte ainda não se mede em números, mas antevemos perguntas curiosas e conversas que continuam depois do ecrã.
Rodeados de artistas e criativos, na Fábrica Moderna.
R. Pereira Henriques, 5, 1950-242 – Lisboa
+351 213 570 407
geral@genica.pt
Subscreva a nossa Newsletter: