Como se desenha um projeto educativo, a partir da eficiência energética, que incentive os jovens a agir nas suas comunidades? Com um TWIST.
O desafio recaía em criar um projeto a nível nacional, que promovesse a adoção de hábitos de poupança e eficiência energética entre os alunos de ensino secundário.
Durante um ano letivo, implementámos um projeto que alia conhecimento, ferramentas digitais e temas de interesse do target, motivando-os a criar movimentos cívicos com impacte perdurável.
Empreendedorismo; Movimento Cívico; Behaviour Change; Ação Climática
Ideação, Criação & Implementação; Estratégia de Marca e Comunicação; Identidade Visual; Workshops & Mentoring; Criação de Conteúdo; Produção de eventos
Os jovens estão preocupados com o futuro, mas como podemos incentivá-los a entrar em ação através de um projeto educativo? Estimulando a união através da criação de um movimento coletivo, premiando os melhores trabalhos, acompanhando ativamente os projetos e abordando temas que os entusiasmam.
O projeto teve 4 fases, que representam os passos para a construção de um movimento. As atividades incentivaram os participantes a formar parcerias fora da escola e a envolverem a comunidade na sua missão.
Será que podemos relacionar os cargos de movimentos cívicos com as personagens de Stranger Things? Ou usar Taylor Swift para sensibilizar para hábitos sustentáveis? E porque não?
Do branding ao website, passando pelas atividades e os conteúdos, o TWIST construiu-se a partir dos conceitos de movimento, união, avanço e ação.
A comunicação e redes sociais refletiram o espírito disruptivo e o impulso para a mudança, e envolveram a comunidade através de tendências digitais e temas do seu universo.
Para capacitar as equipas na criação dos seus movimentos, foram desenvolvidas ferramentas de gestão de projeto e conteúdos alinhados com os temas do TWIST — do Blog às Redes Sociais, passando pelos Webinars.
As visitas e sessões de mentoria enriqueceram os projetos e trouxeram novas perspetivas. Os Twisters criaram parcerias dentro e fora da escola e estabeleceram relações com outras instituições para multiplicar o seu impacte, a partir dos desafios lançados e das metodologias partilhadas.
Nesta edição, mais de 1600 alunos participaram no Movimento TWIST, com impacte no universo de 157 escolas e cerca de 160 000 alunos!
Além do envolvimento de milhares de membros das suas comunidades escolares, e do efeito multiplicador nas comunidades locais e familiares, o projeto resultou em movimentos cívicos, podcasts, páginas de redes sociais, palestras, workshops, ações de rua e concertos, cujo impacte perdura.
Rodeados de artistas e criativos, na Fábrica Moderna.
R. Pereira Henriques, 5, 1950-242 – Lisboa
+351 210 270 768
geral@genica.pt
Subscreva a nossa Newsletter: